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04/10/2024 - Comunicação NCD

Todos os dias olhamos ao redor e vemos centenas de pessoas com os celulares nas mãos, navegando em sites e aplicativos em diferentes momentos do dia: em uma caminhada, na academia, no mercado, no trabalho, em casa. Não importa o ambiente, o fato é que a presença digital é praticamente obrigatória no mundo dos negócios, especialmente após a 2020 e a pandemia que acelerou as compras e transações comerciais no meio digital. Por isso, a possibilidade de estar apenas no mundo físico pode significar uma concorrência desproporcional e limita a expansão para os consumidores que estão pesquisando produtos, lendo reviews e avaliando as experiências de compras. 





Neste contexto, os clientes utilizam os canais de vendas e divulgação para familiaridade na hora de uma compra. Um processo que acompanha a revolução digital, com cada vez mais pessoas acessando a internet pelo celular, por tablets, TVs e até mesmo o tradicional computador. A pesquisa do Opinion Box em parceria com a Ploomes mostra que 68% das empresas B2B do Brasil indicam que estão mais digitais do que eram no início da pandemia. Além disso, 73% passaram a usar mais ferramentas digitais desde o início de 2020. No entanto, pesquisa da FVG revela que 66% das micro e pequenas empresas brasileiras continuam nos estágios iniciais de maturidade digital, que significa o processo de transformação digital em um nível mais avançado.




A jornada de maturidade digital começa com a criação de perfis nas redes sociais, compra e venda nas lojas virtuais e nos marketplaces. Um estudo sobre como aproveitar esses canais para fazer negócio é essencial para definir as estratégias corretas e eficientes. A pesquisa do Opinion Box em parceria com a Ploomes mostra ainda que as principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas B2B é social media (45%), seguida por email marketing (41%), eventos presenciais (32%) e eventos online (29%). Atualmente, 41% dos negócios empresas utilizam o WhatsApp Business. Um panorama que indica além das estratégias de marketing e vendas de serviços e soluções existe grandes desafios. Pensando nisso, o NCD traz ferramentas e insights para os lojistas associados ampliarem a maturidade digital em momentos de conteúdo e conexão como na Convenção NCD. Informação para trazer conceitos sobre o mercado digital como sustentabilidade dos negócios, ampliação das vendas e o alcance de novos clientes




Neste cenário, as ferramentas para impulsionar o negócio e mais indicadas pelos especialistas são as plataformas da Meta Platforms: Instagram, Facebook e WhatsApp e o Google Ads. Estes canais representam os melhores resultados quando existe a definição de uma estratégia. Considerando o comportamento dos consumidores que mudou e as empresas já entenderam isso, além das projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico que indicam que as vendas pelos canais online deve chegar a R$273 milhões em 2027 que representa um crescimento de 50% em quatro anos, a presença digital proporciona um novo meio de relacionamento entre empresas e clientes. 





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